A Biblioteca da Faculdade Bagozzi está preparada quanto à Acessibilidade e disponibiliza para PCDs os seguintes softwares: o NVDA, o VLibras, além do teclado virtual, teclado em Braille e a lupa do Windows.

 

NVDA: O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um “leitor de tela” gratuito que permite a pessoas com deficiência visual a leitura de textos na tela do computador por meio de voz computadorizada. Você pode controlar o que é lido, movendo o cursor para a área relevante de texto com o mouse ou as setas no teclado. O NVDA também funciona com o Microsoft Windows. O usuário pode converter o texto em Braille se o usuário do computador possuir o dispositivo chamado “exibição Braille”.

 

VLibras: A suíte VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas. O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

 

SITES INTERESSANTES

INSTITUTO PARANAENSE DE CEGOS
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL
BIBLIOTECA DIGITAL DORINA NOWILL
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
PORTAL DA DEFICIÊNCIA VISUAL
PORTAL DA DEFICIÊNCIA VISUAL – VÍDEOS
PUBLICAÇÕES SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL

 

Downloads