eixos

 

A Pastoral Universitária estimula reflexões com o intuito de amadurecer a dinâmica da fé no modo de conhecer a realidade em todas as áreas de estudo, contribuindo assim na formação de um profissional capaz de integrar os conteúdos acadêmicos à dimensão humana, contemplando assim a complexidade da existência e do transcendente.

Deste modo, colabora para a construção de perspectivas voltadas aos horizontes que ampliem o sentido e o significado da ação dos sujeitos no mundo.

A Pastoral Universitária Bagozziana age metodologicamente, desenvolvendo seus projetos a partir de três eixos:

  • Eixo SER – dimensão espiritual

O eixo SER reúne as ações voltadas à divulgação da Pastoral Universitária Bagozziana, bem como os valores institucionais e a espiritualidade josefino-marelliana. Tem por objetivo geral fomentar a divulgação dos valores e da espiritualidade josefino-marelliana, bem como a proposta da Pastoral.
Projetos: Acolhida aos Alunos; Páscoa Universitária; Escuta Pastoral; Semana Josefina; Semana Marelliana; Mês da Bíblia; Missa Bagozziana; Projeto Integração; Pequenos Gestos; Projeto de Natal.

  • Eixo SERVIR – dimensão formativa

O eixo SERVIR se propõe a formar, de acordo com o carisma de São José Marello, seres humanos integrados, educando a inteligência e principalmente o coração, construindo um consciência pautada em valores humanos e cristãos. Tem por objetivo geral desenvolver os valores josefinos-marellianos, assim como habilidades, competências e valores humanos que promovam a formação de seres humanos integrados.
Projetos: Ciclo de Palestras; Torneio Marelliano de Futsal; Grupo Universitário de Oração; Torneio Marelliano de Futsal; Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

  • Eixo ENGAJAR – dimensão social

O eixo ENGAJAR busca enraizar na vivência do cotidiano os valores e práticas condizentes e coerentes aos valores e carisma institucionais, contribuindo como seres humanos protagonistas da construção de uma sociedade mais humana e cristã, comprometidos com os outros e para os outros. Tem por objetivo desenvolver o comprometimento com o carisma josefino-marelliano em prol de uma ação concreta nas realidades particulares.
Projetos: Projeto de Voluntariado; Campanha Natal Solidário; Equipe de Pastoral; Parceria com a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Curitiba.