Acadêmicos de Psicologia e Serviço Social participam de dinâmica sobre as desigualdades sociais. Confira! | Gran Faculdade

“Pesquisas demonstram que mais de 90% da população economicamente ativa vive a partir do seu próprio trabalho e, ao mesmo tempo, a dinâmica evidencia que trabalhar nas condições capitalistas não proporciona uma reprodução social em que seja desenvolvida as plenas capacidades dos indivíduos.”

Trazendo estes dados para a sala de aula, o Prof. Leandro Araújo promoveu uma reflexão sobre o processo de exploração da força de trabalho e a geração das desigualdades sociais.

Os acadêmicos de Psicologia e Serviço Social participaram de uma dinâmica a partir de realidades concretas, sendo abordadas as relações sociais de produção capitalistas mais amplas por meio da teoria da economia política.
Noções importantes de sujeito histórico e da teoria do valor trabalho foram construídas por meio de camadas para que, ao final, os participantes relacionassem a noção da “anatomia” da sociedade por uma perspectiva de totalidade.

A coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Me. Cláudia Cobalchini, comenta sobre o tema:

“Compreender a constituição de sujeitos a partir da relação com o trabalho torna-se tarefa importante à problematização sobre as normatizações e patologizações produzidas no cotidiano. Para uma prática profissional mais humanizada, vivenciar criticamente a construção da sociedade torna-se imprescindível.”