Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Participe do II Encontro Nacional de Educação Filosófica!

    O Mandacaru: Educação e Filosofia (IFSP), o GRUPEFE-UNINOVE (Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação) e o NESEF-UFPR (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia), em parceria com núcleos de estudos e de pesquisa das 19 instituições, que hoje integram a Rede de Pesquisadores (as) e Grupos de Pesquisa em Educação Filosófica (entre elas, o Centro Universitário Bagozzi), promovem o II Encontro Nacional de Educação Filosófica com a temática A dimensão política da educação. O Prof. Ivan Luiz Monteiro representará o UniBagozzi, como conferencista, no dia 10 de novembro, das 19h às 21h, na Mesa Temática: "A Filosofia da educação na formação docente". Para os interessados em participar do II Encontro Nacional de Educação Filosófica, basta realizar a inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_shVmgwyayr4m3lw7tnQBn1yzVeDZDxZA9zACzm4-RvtORg/viewform O encontro será realizado por meio da plataforma virtual Google Meet, de 08 a 12 de novembro de 2021. O evento é gratuito e os participantes receberão certificado.
  • Acadêmicos de Serviço Social participam de Palestra com Assistente Social do TJPR. Confira!

    O curso de Serviço Social do UniBagozzi convidou a Assistente Social do Tribunal de Justiça do Paraná, Fernanda Camargo, para conversar com os acadêmicos sobre o tema: "A INSTRUMENTALIDADE NO SÓCIO-JURÍDICO" A Assistente Social encantou os alunos com o comprometimento em relação as garantias dos direitos individuais diante das expressões da questão social. O UniBagozzi agradece a Fernanda por compartilhar com a comunidade acadêmica sua experiência!  
  • Ecologia Integral e Literatura é tema da próxima videoconferência da Rede Internacional de Filosofia Ecológica Integral. Confira!

    No próximo sábado (26/06), às 10h, a Rede Internacional de Filosofia Ecológica Integral promove a sua próxima videoconferência. O tema "Ecologia Integral e Literatura" reunirá a participação de três convidadas especialistas na área: Profª. Esp. Maria Beatriz Marcondes Helene Especialista em Semiótica. Licenciada e Bacharel em Linguística e em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Profª. Drª. Maura Böttcher  Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Profª. Drª. Ruth Aparecida Viana da Silva Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. Para participar acesse o link: http://meet.google.com/hfk-gwhp-ewb
  • Estudantes egressos participaram das apresentações dos projetos integradores. Confira!

    Na quarta-feira (09/06), estudantes egressos do Curso de Filosofia, assistiram as apresentações dos projetos integradores dos alunos em formação. Os trabalhos realizados na disciplina de Atividades Práticas - Pensadores da Filosofia, trouxeram reflexões a partir do pensamento filosófico de pensadores antigos como Anaxágoras, Heráclito e Sêneca. Na intenção de significar esses pensamentos no contexto atual, os acadêmicos, Adriano Félix, Moisés Sennes e Mário Prestes, propuseram temáticas relacionadas ao paranismo, à brevidade e à simplicidade da vida em tempos de pandemia.
  • Acadêmicos de Serviço Social realizaram o sorteio da Rifa Solidária em prol da Comunidade Portelinha. Confira!

    Na terça-feira (01/06), os acadêmicos do curso de Serviço Social da Faculdade Bagozzi realizaram o sorteio da Rifa Solidária. A iniciativa atingiu mais de 200 pessoas, e o valor arrecadado será doado à comunidade Portelinha, localizada no bairro de Santa Quitéria, com o objetivo de apoiar a reconstrução do barracão que a cooperativa de materiais recicláveis da comunidade utiliza. O sorteado foi Lukas (o número 18) e receberá como presente o quadro da artista Anna Seni, que retratou a comunidade com especial sensibilidade, num ato de generosidade. O Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão da Faculdade parabeniza a iniciativa da Profª. Ms. Elsa Viera de Souza, do empenho da acadêmica Patrícia Dias, que junto ao grupo do projeto de extensão Comunidade Portelinha, de todos os acadêmicos e da comunidade colaboraram para que esta ação solidária se realizasse.
  • Ecologia integral e justiça socioambiental é tema da próxima videoconferência. Confira!

    No próximo sábado, 29/05, às 10h, a Rede Internacional de Filosofia Ecológica Integral promove a videoconferência "A Ecologia Integral e a Justiça Socioambiental". Os conferencistas convidados são o Prof. Dr. José Ivo Follmann, S.J. e o Prof. Dr. Luiz Felipe Lacerda. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. Para participar acesse o link: http://meet.google.com/hfk-gwhp-ewb
  • “Letramento matemático em tempos de pandemia” será tema do 3º Café Pedagógico. Confira!

    Na quarta-feira (12/05), às 20h, acontecerá o 3º Café Pedagógico que abordará o tema "Letramento Matemático em tempos de pandemia: O papel da matemática neste mundo complexo". Considerando que o letramento matemático é uma premissa da BNCC, e que ele é constitui a capacidade do indivíduo em utilizar os conceitos dessa disciplina de maneira coerente em diferentes contextos, tratar sobre esse assunto em tempos de ensino remoto é extremamente relevante. A convidada especial para conduzir a reflexão é a Profª. Ms. Ana Paula de Andrade Janz Elias, licenciada em Matemática e Pedagoga, Mestre em Ensino de Ciências e Doutoranda em Educação. A mediação do evento será realizada pelas professoras Marinice Natal Justino e Renata Maria de Carvalho Schimitz. O evento é gratuito e aberto ao público geral. Clique aqui e participe!
  • Cafés com Serviço Social marcarão a semana comemorativa do Assistente Social. Confira!

    Na intenção de comemorar o Dia do Assistente Social, o Curso de Serviço Social da Faculdade Bagozzi, promoverá virtualmente o "Café com Serviço Social". Os eventos contarão com a participação de pesquisadores da área, acadêmicos egressos e professores do curso. Confira a programação e participe: 1º Café com Serviço Social Tema: Serviço Social e saúde em tempos de pandemia Dia: 11 de Maio (terça-feira) Horário: 20h Assistentes Sociais convidados: Cristiane Noronha (Hospital Evangélico Mackenzie) Pamela Krachinski Brandt (Hospital Erasto Gaertner) Rodolfo Eggers Portella (CAPS II - Pinhais) Mediadora: Profª. Ms. Elsa Maria Vieira Acompanhe clicando aqui. 2º Café com Serviço Social Tema: A práxis freireana como potência no Serviço Social Dia: 13 de Maio (quinta-feira) Horário: 19h Convidada: Profª. Drª. Edna Mayer Vergara Mediador: Prof. Ms. Leandro José Araújo Acompanhe clicando aqui. Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.
  • 2° Café Pedagógico discutiu sobre a Atuação do Pedagogo na Educação Especial. Confira!

    Na segunda-feira (26/04), o 2° Café Pedagógico girou em torno da seguinte pergunta: Pedagogo (a), como está sendo a sua atuação na Educação Especial? Com esta reflexão, os professores Maria Cristina Trois Dorneles Rau e Carlos Eduardo Frederico foram os mediadores do tema, “A ATUAÇÃO DA(O) PEDAGOGA(O) FRENTE ÀS DEMANDAS DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA”, junto à Psicóloga e Professora convidada, Ms. Anne Caroline e Silva Goyos Nascimento. Entender como o Pedagogo deve interagir com os alunos, professores e famílias, de cada área das deficiências, é parte inerente do profissional de Pedagogia. E, mais do que interagir, é preciso conhecer a criança e suas necessidades. É neste momento que a inclusão acontece verdadeiramente. Muito obrigada Prof. Anne pelas explicações tão didáticas e esclarecedoras. Agora, ficamos na expectativa para o 3° Café Pedagógico. O que será que vem por aí? Aguardamos vocês!  
  • Acadêmicos da Pós-Graduação conhecem o Projeto Curitiba 2035. Confira!

    Na quinta-feira (22/04),  os acadêmicos do Curso de Pós-Graduação em Educação e Trabalho Social com Ênfase na Gestão e Elaboração de Projetos Sociais, que cursam a disciplina de "Cidades educadoras, tecnologias sociais e educomunicação", participaram de um encontro com representantes do Projeto Curitiba 2035. Estiveram presentes Laila Del Bem Seleme Wildauer, do Comitê Executivo do Curitiba 2035 e Mariana Wollman, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).  O Projeto Curitiba 2035 é uma iniciativa da sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento da cidade nos próximos anos. Os acadêmicos tiveram a oportunidade conhecer os temas prioritários, as fases e os desafios do Projeto. Para saber mais, acesse o site do Projeto: http://www.curitiba2035.org.br/
Página 1 de 25123...51015...Última »