18 de Maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. Saiba mais! | Gran Faculdade

18 de Maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. Saiba mais!

abuso sexual caracteriza-se como uma violência quando alguém pratica ato libidinoso contra a criança ou adolescente. Não é necessário que o ato se concretize carnalmente para que o abuso seja considerado, atos cibernéticos (cometidos via internet) também se enquadram nessa categoria.

exploração sexual ocorre quando a criança ou adolescente é oferecida para alguém que pagará pelos atos criminosos, ou aliciada para tal fim. Há, também, relação com o tráfico humano. 

Denúncia: Disque 100 (número para violações aos direitos humanos)

Além dos serviços de saúde e assistência social, os profissionais da educação estão entre os que atentam para os sinais de violações e encaminham para denúncia. Também é possível acionar o Conselho Tutelar para que algumas situações sejam averiguadas. Para entrar em contato com a Polícia Militar disque 190.

PREVENÇÃO

É crucial conversar com crianças e jovens sobre o corpo, sobre o que é e não é permitido. É necessário ouvirtirar dúvidas e ficar atento caso a criança ou o adolescente mude de comportamento e passe a demonstrar atitudes diferentes das habituais. Existem materiais educativos que podem auxiliar nesse processo e, caso seja necessário, profissionais como psicólogos também podem auxiliar.

Como sugestão de material para serem trabalhados os direitos das crianças, recomenda-se os livros de Thelma Alves de Oliveira, com a participação do ilustrador da obra Gabriel Rischbieter. Os livros apresentam em linguagem poética os temas sobre cuidados com as crianças e os adolescentes com vistas à promoção de um desenvolvimento saudável. Os volumes dos livros Eu sei de Mim destinam-se a crianças e adolescentes de 03 a 12 anos.

Conheça mais na live de lançamento, em entrevista com a autora: https://www.youtube.com/watch?v=kdqLYOcnKEI

Assim como as versões digitais:

EU SEI DE MIM: https://bit.ly/euseidemim_vol1

EU SEI DE MIM AH! SEI SIM: https://bit.ly/euseidemim_vol2

E as animações de cada poema:

Volume 1: https://bit.ly/animacoesvolume1

Volume 2: https://bit.ly/animacoesvolume2

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse