Banner-monitoria

A Monitoria é um instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que fortalecem a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

O Programa de Monitoria tem os seguintes objetivos:

  • Estimular a participação de alunos dos cursos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da faculdade.
  • Criar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade.
  • Propor formas de acompanhamento de alunos em suas dificuldades de aprendizagem.
  • Pesquisar novas metodologias de ensino adequadas ao ensino das disciplinas participantes do programa.
  • Contribuir, através da formação de monitores de ensino, com a formação de recursos humanos para o ensino superior.
  • Estimular a participação em projetos de pesquisa e extensão, no âmbito da disciplina.

Além de possibilitar a otimização do potencial acadêmico, a Monitoria assegura a formação de profissionais mais competentes e promove a melhoria do ensino de graduação. Isso acontece através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas, permitindo a interação dos alunos do programa com o corpo docente e discente da instituição.

Disposições Gerais

As monitorias serão ofertadas da seguinte maneira:

a) As fixas como HP12c, Matemática Básica, Informática Básica e Normas para Produção Científica;
b) mediante necessidade e demanda de cada curso;
c) por interesse do discente em ministrar monitorias específicas de domínio próprio.

Na primeira fase, abrem-se as inscrições para os Monitores. Os monitores devem dominar o conteúdo pois ministrarão as aulas de cada encontro. Cada Monitor voluntário terá direito a 40h de atividades complementares. Os discentes interessados deverão contatar um professor de referência da disciplina e/ou temática e sugerir a sua indicação à coordenação do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão, solicitando-lhe que envie e-mail para formalizar o pedido: nipe@unibagozzi.edu.br.

Nesse e-mail devem constar as seguintes informações: nome do candidato a monitor, curso, período, número de telefone, e-mail e monitoria de interesse.

A segunda fase é a divulgação das monitorias e inscrição dos discentes interessados.Os discentes participantes da monitoria terão direito a 10h de atividades complementares (por monitoria).

Contato:

Prof. Humberto Herrera

Coordenador do Programa de Monitoria

nipe@unibagozzi.edu.br.